Ubuntu 12.04 Estreia Nova Interface



O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” acaba de ser lançado e traz como principais novidades o recurso para busca rápida chamado HUD, novas opções de privacidade e aprimoramentos na interface Unity.


A atualização do sistema operacional é classificada como “Long Term Support” (LTS). Isso significa que a Canonical dará mais tempo de suporte a ela do que para outras versões, com duração de cinco anos.

A nova ferramenta de busca “HUD”


A ferramenta “HUD” vem para facilitar a busca por aplicativos e outros termos no Ubuntu. Assim, caso o usuário queira procurar por algum termo que esteja disponível em algum lugar do sistema operacional, basta apertar a tecla Alt e digitar o nome desejado. O novo recurso é bem parecido com o “Spotlight” – disponível em Macs.

Novas opções de privacidade


O sistema operacional também ganha novas opções de privacidade, sendo possível controlar quais informações aparecem na Dash da Unity – por onde é possível pesquisar por pastas, arquivos ou programas abertos recentemente. Isso se deve a uma nova opção adicionada nas configurações de Privacidade, que permitirá ignorar formatos de arquivos ou determinadas atividades em pastas e aplicativos.

Melhorias na interface Unity


A interface Unity implementou melhorias no Dash, que ganha uma nova lente chamada “Vídeo”. Com ela o usuário não precisa mais abrir o navegador para acessar a Amazon, Vimeo ou TED Talks para buscar vídeos. Porém, por enquanto ainda não é possível pesquisar por todo o conteúdo do YouTube – somente o YouTube Movies e Shows.
Outras mudanças na interface do Ubuntu 12.04 estão no novo menu de contexto do Nautilus na dock da Unity, acrescentando alguns efeitos de combinação de cores, e no painel de configurações de Aparência, que ganha opções específicas como o “auto-ocultar” do dock.

Melhor compatibilidade com ClickPad

Quem utiliza notebooks finalmente poderá utilizar o ClickPad com mais compatibilidade. A ferramenta Precise oferece suporte total a dispositivos desse tipo – como os de MacBooks, embora ainda não funcione 100%. O usuário finalmente poderá clicar em um botão, porém o cursor se moverá um pouco caso haja um segundo dedo no trackpad.

O player de música padrão


Nesta nova versão do sistema operacional o Rhythmbox volta a ser o player de música padrão do Ubuntu, substituindo o Banshee. O diferencial da mudança está na Ubuntu One Music Store, que agora está disponível novamente para o player. Contudo, os únicos afetados pela mudança são usuários que possuem o Ubuntu One – quem não o utiliza poderá utilizar qualquer player desejado.

AVALIAÇÃO 
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares para operar em Linux. Ele é conhecido por possuir uma interface mais adaptada para o usuário final e é perfeito para quem deseja operar em uma plataforma estável, rápida e fácil de usar.

O sistema operacional conta com diversas ferramentas que o deixam completo para as principais atividades diárias. Nele os usuários encontram facilmente o pacote de escritório gratuito LibreOffice, por onde é possível criar e editar diversos tipos de documentos, assim como os pacotes oferecidos pela Microsoft.

Quem imaginou que estaria com dificuldades para instalar novos programas se enganou. Afinal, o sistema conta com uma central de aplicativos bem simples de usar, por onde é possível buscar, instalar e visualizar seus software instalados.

Outra ferramenta interessante do Ubuntu é que ele também vem com um cliente de e-mail padrão Thunderbird, capaz de gerenciar várias contas de e-mail com bastante rapidez.

Além disso, o programa Ubunto One é capaz de sincronizar suas músicas favoritas para seus dispositivos Android ou iOS, para serem acessadas de qualquer lugar.

E para deixar o sistema operacional ainda mais completo ele também inclui um software para backup de dados. É o DejaDup, capaz de criar e recuperar cópias de segurança com qualidade.

Nota 9,5
**Link oficial   Download

***Link 2         Download

0 comentários:

Postar um comentário

 

Parceiros